quarta-feira, 30 de julho de 2008

Quem sou eu?

Sou uma pessoa dinâmica que tenho em minha vida a educação como vocação, pois a mesma, despertou-se em mim desde a minha adolescência, aos 14 anos de idade. Trabalhei como Auxiliar de Jardim de Infância “Principezinho”, em um colégio de freiras, Escola Profissional Doméstica de Taguatinga Norte. Com 18 anos, já casada, trabalhei em Cabeceiras, escola rural. Lá lecionava para a 1ª e 2ª séries no período matutino e 3ª e 4ª série, no período vespertino. Acumulando as funções de Diretora, Supervisora, Merendeira e Faxineira.

Com 27 anos, voltei para Brasília para concluir meus estudos. Conclui o Ensino Médio e logo em seguida ingressei na Faculdade União Pioneira de Integração Social (UPIS), no curso de Estudos Sociais. Ao concluir o curso, fiz o concurso para Professora, nível Magistério, na antiga Fundação Educacional do Distrito Federal, hoje Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde trabalho há 18 anos.

Em sala de aula trabalhei em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga, cidades satélites localizadas no Distrito Federal, onde ministrei aulas de História, Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica para o Ensino Fundamental. Neste período tive o privilégio de trabalhar com deficientes visuais e auditivos em algumas escolas. Fora da sala de aula, na Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia, fiz parte da equipe do Núcleo de Coordenação Pedagógica (NCP) e fui chefe do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE). Na Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga, trabalhei na equipe de orientadoras de Merenda Escolar e no Grupo de Orientação institucional do NAE. Na Diretoria Regional de Ensino de São Sebastião fui nomeada chefe do Núcleo de Expediente (NEX), enquanto que na Diretoria Regional de Ensino do Recanto das Emas, fui Chefe do Núcleo de Integração Escola-Comunidade e sempre com residência fixa em Taguatinga, Distrito Federal.

Com o objetivo de me capacitar profissionalmente, conclui duas Pós-Graduações: uma em Administração Escolar, freqüentada em finais de semana, em Realengo, no Rio de Janeiro, na Faculdade Castelo Branco e a outra Comunicação em Sala de Aula, no Colégio CETEB de Taguatinga. Atualmente, trabalho como Assessora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no Centro Administrativo de Taguatinga e estou concluindo em dezembro, outro curso, desta feita Licenciatura em Letras, na faculdade IESCO de Taguatinga. Também concluirei em dezembro uma Especialização em Língua Portuguesa. Para 2009 faz parte dos meus planos ingressar no Mestrado na Universidade de Brasília.

Além do Magistério, trabalhei como Costureira, Cabeleireira, Desenhista de Arquitetura e Topografia. Nas Artes Plásticas já pintei 18 quadros, sem nunca ter freqüentado um curso da área. Casada há 35 anos, sou uma pessoa que curte muito a família, priorizando-a em todos os meus aspectos. Tenho 7 irmãos, 20 sobrinhos, 4 sobrinhos-neto, 4 filhos, sendo 2 do coração, 4 maravilhosos netos e 2 cachorrinhas, além de gostar de plantas e animais, principalmente eqüinos e aves. Gosto de receber parentes, amigos e colegas para um churrasquinho, uma seresta, uma batucada e/ou coisa do gênero. Concluindo, sou privilegiada e muito abençoada por Deus, Sou feliz.

(Prof. Neide Marly de Souza Dutra Jeronymo)

3 comentários:

Elisete disse...

Que lindo está seu blog, é um prazer ter conhecido uma pessoa tão cheia de energia positiva como você. Saiba que estou achando falta do turno matutino, agora estou frequentando no vespertino, devido às aulas. Espero poder revê-la em breve. Beijos.

Professora Tamar Rabelo disse...

Neide, adorei o seu histórico. Continue escrevendo, e nos brindando com as suas impressões e novas construções.

linguagem e poder disse...

Oi, Neide! Estou sentindo saudade de você, por onde anda? E o curso de mídias,está gostando? Bjo